Assustado com a violência? A Blindagem de carros pode te proteger

Você sabia que o Brasil é o país campeão em blindagem de carros? Dados do Exército Brasileiro mostram que o país conta com mais de 160 mil automóveis blindados e já estamos à frente dos EUA, México e Colômbia, conhecidos tradicionalmente pela demanda pelo serviço.

Somente em 2017, foram blindados mais de 15 mil veículos no país e você já sabe porque os números são tão altos.

A violência nas cidades brasileiras tem sido cada vez maior, principalmente quando falamos em crimes relacionados a vítimas dentro de automóveis. E isso faz crescer a preocupação com a segurança e a procura por mecanismos de defesa pessoal.

Violência urbana só cresce no Brasil

Se analisarmos o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2017, fica claro o porquê das pessoas estarem cada vez mais preocupadas.

Somente no ano de 2016, foram:

  • 066.674 de carros foram roubados ou furtados;
  • Mais de 50 mil mortes violentas intencionais;
  • 666 latrocínios, ou seja, roubo seguido de morte. Esse número sofreu um crescimento de 57,8% nos últimos sete anos;
  • 47 mil mortes no trânsito.

Uma pesquisa realizada em 2015 pela Tracker, empresa de rastreamento e localização de veículos, mostra que assaltos à mão armada são ainda mais comuns que furtos de carros.

68,84% das ocorrências envolvendo carros, motos e caminhões no ano de 2014 no Brasil foram de roubos com ameaça, usualmente feita por arma de fogo.

Belo Horizonte está entre as 50 cidades mais violentas do mundo

Como dissemos, todas as grandes capitais do país possuem índices altos de violência. Belo Horizonte é uma cidade maravilhosa em diversos quesitos, mas morar na capital e na região metropolitana envolve um grande inconveniente: o medo de andar nas ruas.

São registradas anualmente na cidade 30,8 mortes por violência a cada 100 mil habitantes. No ranking brasileiro de capitais mais violentas, Belo Horizonte é a 19ª, o que não ameniza em nada o volume alarmante de casos. As capitais do Nordeste e Norte do país lideram o ranking.

BH é também a 45ª cidade mais violenta do mundo, segundo ranking realizado por uma ONG mexicana.

Betim, na região metropolitana, é a cidade mais violenta do estado e registra um número alto de assaltos a postos de combustíveis. Não só os frentistas são vítimas nesses casos, mas também os motoristas que estão abastecendo o veículo no momento.

Com medo dos altos índices, a população mineira tem optado por recursos de proteção, como a blindagem de carros. Minas Gerais, junto com o Rio Grande do Norte, Pará, Goiás e Paraná, representa 9,2% do ranking de blindagem do país. O primeiro lugar fica com São Paulo, com 74%, seguido do Rio de Janeiro, com 8,45%.

Como funciona a blindagem de carros?

A blindagem de carros é um recurso que tem sido muito procurado para evitar assaltos a mão armada, balas perdidas e tentativas de sequestro, dentre outros motivos.

Segundo a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), são permitidos no Brasil quatro níveis de blindagem: I, II-A, II e III-A. A III-A é a mais recomendada, uma vez que é mais resistente e oferece maior proteção.

O nível III-A tem uma resistência quatro vezes maior que o níve I. Se você optar por esse nível, seu veículo estará protegido contra armas de mão de todos os calibres, inclusive submetralhadoras (pistolas) 9 milímetros e à Magnum 44.

E como a blindagem te protege da violência urbana?

Após o processo de blindagem, seu veículo estará seguro e pode te ajudar a se livrar de situações de violência.

Como dissemos, a blindagem bloqueia a passagem de balas. Quando atingida por um projétil, a manta distribui e anula a energia propagada por ele, o que amortece o impacto.

Estar seguro em seu veículo pode ir além da blindagem. É preciso lembrar de andar sempre com os vidros fechados e com as portas travadas. Além disso, em situações de risco é importante manter a calma e deixar o veículo, afinal ele é blindado.

Ainda, além da segurança contra balas, segundo alguns pesquisadores, a blindagem pode tornar o carro mais seguro inclusive contra acidentes.

Ficou interessado em blindar seu veículo? Quem mora em Belo Horizonte e região não precisa mais recorrer a empresas de São Paulo para encontrar um serviço de qualidade.

A Endure importou para a capital mineira mão de obra extremamente qualificada do mercado paulista e conta com a parceria de empresas especializadas na fabricação dos materiais. É a excelência na blindagem, mais perto de você. Conheça nosso serviço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *